Sobre:
O objetivo deste curso é refletir sobre a importância e eficácia da utilização da ludicidade para o processo da alfabetização Matemática. Por meio de jogos e brincadeiras, propor atividades que possam servir de inspiração para os professores e, assim, contribuir para a aprendizagem do aluno de forma prazerosa.
Tema: Os jogos e brincadeiras na Alfabetização Matemática
Objetivos Gerais
- Compreender a alfabetização Matemática como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação dos conteúdos matemáticos e seus usos sociais.
- Compreender que os conceitos matemáticos estão presentes no cotidiano e que sua apropriação possibilitará o a inserção do aluno na sociedade de forma crítica e participativa.
Objetivos Específicos
- Identificar os eixos estruturantes dos conteúdos matemáticos.
- Conhecer os conteúdos que formam os eixos matemáticos.
- Reconhecer a sondagem matemática como meio de diagnóstico para planejar e replanejar as ações didático pedagógicas, possibilitando novas aprendizagens no processo de alfabetização matemática.
- Vivenciar atividades práticas para que a ludicidade e os jogos possam fazer parte da ação pedagógica realizada pelo professor possibilitando a aprendizagem do aluno.
Conteúdos Abordados
- Números: aquisição do sistema de numeração decimal, contagem e noção de quantidade.
- Geometria: figuras planas e não planas
- Probabilidade e estatística: gráficos e tabelas.
- Álgebra: padrões e sequências numéricas e figurais.
Público alvo: Professores da infância em geral, estudantes da área de Educação e Coordenadores Pedagógicos
Carga Horária:
4 horas
FORMADORA:
Shirlei Nadaluti Monteiro
Doutoranda em Psicologia da Educação PUC/SP, Mestra em Educação/ Formação de Formadores PUC/SP, Psicopedagoga UNICASTELO, Especialista em Docência do Ensino Superior Universidade São Luís, Pedagoga UNISAL. Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Experiência em formação de professores e coordenadores pedagógicos.