Sobre:
Com a promulgação da Lei 11.274, que institucionalizou o Ensino Fundamental de 9 anos, a criança de seis anos deixou de frequentar a Educação Infantil para pertencer ao Ensino Fundamental. A escola está preparada para recebê-los? Que ações coletivas podem e precisam ser feitas para que esse acolhimento ocorra de forma tranquila para todos os envolvidos? Qual o papel do corpo docente e da equipe gestora? Essas e outras questões precisam ser pensadas quando se constrói o Projeto Político Pedagógico de uma Unidade Escolar. Esse minicurso pretende discutir essas questões para subsidiar as ações pedagógicas e administrativas de uma escola que se proponha a acolher essa criança de forma afetiva.
Tema: O acolhimento da criança de seis anos no Ensino Fundamental: integrando saberes
Objetivos:
- Discutir alguns aspectos que norteiam a construção do PPP, em especial o item acolhimento.
- Conhecer as características da criança de seis anos, a fim de subsidiar o trabalho no 1º ano do Ensino Fundamental.
- Compartilhamento de vivências entre os participantes, para que os diversos segmentos (direção, coordenação e docentes) possam se beneficiar dessas experiências.
Conteúdos Abordados:
- O PPP: definição e objetivos;
- A criança de seis anos: características biopsicossociais de acordo com a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon.
- O brincar direcionando o ambiente, o currículo, as grades horárias e as práticas escolares.
Público-alvo: Professores da Educação Infantil / Ensino Fundamental Anos Iniciais e equipe gestora
Carga horária: 4 horas
Formadora
Shirlei Nadaluti Monteiro
Doutoranda em Psicologia da Educação PUC/SP, Mestra em Educação/ Formação de Formadores PUC/SP, Psicopedagoga UNICASTELO, Especialista em Docência do Ensino Superior Universidade São Luís, Pedagoga UNISAL. Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Experiência em formação de professores e coordenadores pedagógicos.