Sobre:
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição altamente incapacitante, cuja prevalência atual, de uma a cada trinta e seis crianças nascidas entre dois mil e catorze e dois mil e dezesseis, traz um imenso desafio a todos os espaços sociais, que devem se pautar por práticas inclusivas. Nas escolas ainda percebemos muito despreparo dos profissionais para proporcionar a inclusão de fato, gerando assim insatisfação das famílias e dos estudantes, aumentando cada vez mais os processos judiciais para que a lei seja cumprida e que a aprendizagem ocorra.
Tema: TEA – Transtorno do Espectro Autista e o Papel da Escola
Objetivos:
Diante deste quadro nosso curso introdutório sobre o assunto tem como objetivo:
• Esclarecer sobre as leis que regem a inclusão;
• Definir as características das crianças com TEA e suas necessidades;
• Elaborar roteiros para proporcionar aos estudantes com TEA uma educação inclusiva.
Conteúdos Abordados:
• Diagnóstico precoce.
• Possibilidades de aprendizagem e necessidade de adaptações nos ambientes e nas aulas.
• Papel do acompanhante Terapêutico.
• Atendimento dos estudantes com TEA e a interface com as terapias.
Público Alvo:
Educadores, gestores educacionais, familiares e interessados no tema.
Carga horária: 4 horas
Currículo Formadora
Rosangela Pereira
Mestre em Linguística Aplicada, Psicopedagoga, Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado e Terapia Social, Graduada em Pedagogia. Atua como professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na rede Municipal de São Sebastião desde 2007 atendendo aos estudantes com deficiência, orientando professores, gestores e famílias. Ministrou aulas em Universidade e Cursos de Pós-Graduação.