Ementa
O ano de 2020 foi atípico na educação mundial, instalou-se um quadro de pandemia e uma das saídas para a diminuição de contágio foi a suspensão das aulas presenciais nas escolas. No entanto, com a necessidade de estender esta medida e com a finalidade de manter o ritmo de aprendizagem dos estudantes, os governos adotaram o ensino remoto exigindo uma adaptação não só das escolas como também das famílias. Atualmente, estamos vivenciando um retorno parcial dos alunos às escolas, combinando as duas formas – presencial e remoto.
Anteriormente, os papéis eram bem definidos: a escola ensinava e as famílias acompanhavam as lições que eram enviadas para casa.
A introdução do ensino remoto trouxe as seguintes questões:
– para a família:
- Estamos preparados para ensinar?
- Meu filho (a) está realmente aprendendo?
- Como uma criança ou adolescente aprende?
- Quais recursos podem ser utilizados para potencializar as aprendizagens?
- Com toda essa mudança, posso cobrar do meu filho(a) um desempenho acadêmico excelente, uma vez que ele(a) também está fragilizado(a) emocionalmente?
– para a escola:
- Como orientar os pais na tarefa de acompanhar a aprendizagem de seus filhos, face à alternância de momentos presenciais e remotos?
- Qual a melhor estratégia de comunicação da escola com a família neste momento?
- Como tornar esse momento menos conflituoso e oportunizar descobertas de novos conhecimentos, estreitando laços familiares?
Para refletir sobre estas perguntas, desenvolvemos este workshop a fim de ajudar as famílias e a escola a responderem estas questões.
Objetivos do curso
- Criar um espaço de escuta para as famílias e para a escola, a fim de oportunizar a exposição das dúvidas e soluções criadas para o ensino remoto/ presencial.
- Compreender o papel da família e da escola no ensino remoto.
- Refletir sobre os processos de aprendizagem em cada etapa do desenvolvimento na infância e adolescência.
- Potencializar o diálogo entre a escola e a família quanto ao ensino remoto/ presencial em 2021.
- Oferecer materiais de apoio para as famílias acompanharem o desenvolvimento escolar dos estudantes.
Conteúdos Abordados
- Qual o papel da família na aprendizagem escolar? A parceria entre a família e a escola e os papéis de cada um.
- Como aprendemos?
- Jogos e brincadeiras como instrumentos pedagógicos: como vivenciar os conteúdos.
- A importância do ritmo e da rotina como organizador do tempo de aprendizagem dos estudantes.
- A criação de um material colaborativo ao final do curso.
Estratégias de Ensino e Aprendizagem
Diálogo sobre as facilidades e as dificuldades encontradas pelas famílias e pelas escolas no ensino remoto em 2020.
Explanação sobre os processos de aprendizagem no desenvolvimento infantil de acordo com Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Maria Montessori e a Pedagogia Waldorf.
Utilizar o plano de ensino da escola como instrumento de orientação dos trabalhos.
Criar um ebook ao final do workshop.
Carga horária
Total de 6 horas (remotas) distribuídas da seguinte forma:
1 hora – reunião prévia com a equipe gestora da escola
2 horas – atividade remota com os responsáveis
2 horas – atividade remota com os professores
1 hora – feedback com a equipe gestora da escola
(Horário a combinar)
Formadora responsável: Rosangela Pereira
Mestre em Linguística Aplicada, Psicopedagoga, Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado e Terapia Social, Graduada em Pedagogia. Atuou como professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na rede Municipal de São Sebastião, atendendo aos estudantes com deficiência, orientando professores, gestores e famílias. Ministrou aulas em Universidade e Cursos de Pós-Graduação.
E equipe SOMA.